Close

Fonoaudióloga Caroline Peixoto

Iniciei minha trajetória profissional em 2001 na graduação. Optei pela área da reabilitação pois me encanta a possibilidade de contribuir na melhora funcional de pacientes que tenham passado por situações que levem ao prejuízo de funções como deglutição e a comunicação humana. Desta forma, podemos contribuir para adequação dessas funções e melhorar a qualidade de vida deles.  

 

Após um diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço (Câncer de laringe, língua, palato, mandíbula, maxila …), por exemplo, alguns tratamentos são necessários como cirurgias, radioterapia e quimioterapia. Sendo assim, algumas reações/sequelas podem acontecer e a fonoaudiologia poderá contribuir desde o diagnóstico, avaliação e gerenciamento para uma deglutição mais segura, uma fala mais precisa, uma voz adequada e uma motricidade orofacial satisfatória, considerando a realidade de cada caso, mas sempre na busca pelo ganho funcional. Da mesma forma, pacientes com acometimentos neurológicos, como AVE, Parkinson, Tumores do Sistema Nervoso Central entre outros podem desenvolver distúrbios neurológicos adquiridos como dificuldades para compreender, se expressar, deglutir e falar.  A fonoaudiologia tem um papel fundamental na reabilitação desses pacientes. 

 

Tenho a oportunidade de atuar com equipes multiprofissionais, acredito nessa parceria e busco sempre um olhar integrativo nos meus atendimentos. Acredito na atuação interdisciplinar e penso o quanto consigo aprender no meu dia a dia com tantas histórias que de alguma forma passo a fazer parte. Meu trabalho traz significado para minha vida e acredito que podemos contribuir para melhorar a qualidade de vida de pacientes sob um olhar de cuidado e bem estar, não considerando apenas  questões físicas mas também psicológicas e sociais.  

Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 01/2006;
CRFa 1 – 11967


Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa);


Pós graduação Stricto senso: Mestre em Telessaude e Saúde Digital pela UERJ

Pós graduação Lato senso: Pós Graduação em Oncologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein;


Pós graduação Lato senso: Residência em Fonoaudiologia Hospitalar com ênfase em Disfagia pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE – UERJ);


Pós graduação Lato senso: Especialização em Disfagia pelo Centro de Especialização Clínica em Fonoaudiologia (CEFAC);


Pós Graduação Lato senso: MBA Executivo em Gestão de clínicas e consultórios pela Faculdade Unyleya


Fonoaudióloga Staff e Preceptora de Residência em Fononcologia no Hospital Universitário Pedro Ernesto / HUPE-UERJ

 

Coordenadora do Projeto Extensão da UERJ: Laboratório de Estudos e Assistência em Fononcologia / LEAFON – HUPE – UERJ


Sócia-fundadora e CEO do Centro Fonon – Centro de Fonoaudiologia Integrativa


Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia


Membro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) – n. 3081